Será que as nossas crianças estão a aprender? Relatório anual sobre a aprendizagem em Moçambique (fase piloto, província de Nampula)

other titles
Será que as nossas crianças estão a aprender? Relatório anual sobre a aprendizagem em Moçambique (fase piloto, província de Nampula)

O objectivo do TPC Moçambique é levar ao centro das decisões políticas a reflexão sobre a qualidade da aprendizagem através de evidências, produzidas pelos cidadãos, por meio de sua participação na avaliação e melhoria da aprendizagem de todas as crianças em Moçambique. Para além de sugerir uma acção colectiva pela melhoria da qualidade de aprendizagem das crianças, TPC é provavelmente a sigla mais conhecida nas escolas do ensino básico. Significa Trabalho Para Casa. A avaliação da aprendizagem das crianças no contexto deste projecto deixa um verdadeiro TPC para todos os intervenientes no processo de ensino e aprendizagem (as crianças, os pais, os cidadãos, os professores, o governo, os deputados). Ao contrário de avaliações como SACMEQ e EGRA , este modelo de avaliação liderada pelos cidadãos traz as avaliações para as famílias onde todas as crianças, independentemente do “status” de inscrição, podem ser encontradas. Isto significa que crianças fora da escola, crianças que desistiram da escola, e as crianças que não podem estar presentes em um dia de avaliação especial na escola, estão todas incluídas na amostra. A abordagem de avaliação da aprendizagem que o TPC Moçambique adoptou já está a ser implementada em doze outros países que fazem parte da PAL NETWORK. Ela baseia-se em princípios comuns e um nível de qualidade da amostra que assegure a fiabilidade dos dados. As avaliações lideradas pelos cidadãos são conduzidas por organizações da sociedade civil e pelos próprios cidadãos. Isso fornece uma medida de responsabilização em larga escala para manter os governos responsáveis por providenciar uma educação gratuita e de qualidade para todas as crianças.

language
POR
Institutions
TPC Moçambique
date
2017
Pages
52 p.
regions
Africa
Bookmark this
themes
Citizen-led assessments
Pays
Mozambique

Ressources liées